Os Transtornos Depressivos, que são conhecidos popularmente como Depressão, se diferenciam da tristeza por apresentar duração e intensidade maiores, além de prejudicar as atividades cotidianas e os relacionamentos da pessoa que está deprimida.
Alguns dos sintomas da depressão são:
Desânimo
Falta de interesse em atividades que antes sentia prazer em realizar
Aumento ou falta de apetite
Insônia ou excesso de sono
Fadiga, cansaço maior que o habitual
Irritabilidade
Dificuldade de concentração ou dificuldade de foco
Visão negativa sobre si mesmo, sobre os outros ou sobre o mundo
Sentimentos de medo, insegurança e falta de esperança
Diminuição ou incapacidade de sentir alegria ou prazer
E para realizar o diagnóstico de depressão é preciso realizar uma consulta com um Psicólogo e/ou um Médico Psiquiatra. E após realizar o diagnóstico, é possível estruturar o tratamento adequado para cada pessoa.
A psicoterapia, irá ajudar a pessoa deprimida a compreender a depressão, além de junto com o paciente, elaborar estratégias para resolver conflitos e lidar com este momento que pode ser muito difícil.
Além do tratamento com um profissional qualificado, também é recomendado realizar exercícios, ter uma alimentação saudável, cuidar do sono, além de ter convivência com pessoas acolhedoras e boas ouvintes, que possam ajudar no período depressivo. Pois, ter hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir e a evitar que o quadro depressivo se agrave.
Quem está deprimido, pode ter muita dificuldade de conseguir manter estes hábitos, neste caso o profissional da Psicologia pode auxiliar muito com estratégias que possibilitem que a pessoa deprimida, faça gradualmente estas atividades.
Existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e agravamento da depressão, sendo alguns deles:
Ter pessoas da família com histórico de depressão ou outros transtornos mentais
Rotina muito estressante, com muitos problemas
Hábitos não saudáveis, como: sedentarismo, consumir excessivamente álcool, cigarros e outras drogas, usar excessivamente as redes sociais
Problemas hormonais
Traumas psicológicos
Se você conhece alguém que está com alguns sinais de depressão, é recomendado sugerir e apoiar a pessoa a procurar ajuda profissional. Por mais que se tenha boa intenção, é fundamental a busca por um profissional da Psicologia e/ou Médico Psiquiatra para realizar o tratamento adequado.
Como amigo, colega, familiar, esposa ou marido de uma pessoa que está deprimida, você pode ajudar muito sendo um bom ouvinte, não a julgando e dando apoio no tratamento da Depressão com o profissional.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de maneira voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia. A ligação para o CVV se dá por meio do número 188, e é gratuita.Também é possível acessar www.cvv.org.br para conversar pelo chat.
Através do tratamento adequado é possível sim vencer a depressão.
Referência:
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
Psicóloga Amanda Acordi - CRP 12/19107
Comentários