A autoestima diz respeito à valoração que a pessoa faz de si mesma em diferentes situações e eventos da vida a partir de um determinado conjunto de valores, considerados por ela como positivos ou negativos.
Ou seja, a autoestima aparece na forma como as pessoas valorizam a si mesmas, valorizam as outras pessoas e as suas expectativas.
Autoestima Saudável
Pessoas com um grau de autoestima saudável se sentem bem consigo, apreciam quem são e os seus valores e sentem orgulho de suas habilidades e conquistas. Elas também reconhecem suas limitações e dificuldades, mas olham para isso de uma maneira equilibrada.
Na prática, pessoas com autoestima saudável ficam mais seguras em situações sociais, são mais independentes e tendem a ter um olhar mais positivo para si, para os outros e para o mundo. A autoestima saudável pode ter grande impacto em diferentes esferas da vida das pessoas: na saúde, profissional e relacionamentos.
Baixa Autoestima
Já as pessoas que estão com a autoestima baixa, tendem a ter uma visão mais pessimista em relação a si mesma, às outras pessoas e ao mundo. É comum que ela evidencie suas dificuldades e limitações e que muitas vezes, esqueça de suas conquistas e qualidades.
Isso pode ter um impacto negativo em diferentes esferas da vida. Podendo prejudicar relações sociais, família e o ambiente profissional.
Infelizmente, a autoestima baixa pode influenciar também no surgimento de doenças psicológicas e emocionais, como depressão e ansiedade.
Psicoterapia
A psicoterapia é uma alternativa para lidar com as questões de autoestima. Através dela é possível trabalhar a autoestima de uma maneira saudável.
Por meio da autocompaixão e de outras estratégias é possível mudar a relação consigo, com os outros e com o mundo, possibilitando viver a vida de um modo mais leve e com mais qualidade.
Fonte: Psicóloga Amanda Acordi - CRP 12/19107
Comments