top of page
Foto do escritorAmanda Acordi

5 dúvidas comuns sobre fazer Psicoterapia

Muitas pessoas deixam de buscar ajuda de um profissional da psicologia, muitas vezes por falta de informação. E Infelizmente, isso pode trazer consequências negativas, como o aumento de sofrimento psicológico, por não buscar ajuda especializada.


O cuidado com a Saúde Mental é necessário e importante para nosso bem-estar e qualidade de vida. Sendo assim, respondi algumas das dúvidas mais comuns sobre o processo de psicoterapia:



1 - O que devo falar na primeira sessão de Psicoterapia?


Na primeira sessão você irá falar sobre você, sua vida e o que está buscando alcançar através da psicoterapia. Você não precisa se preocupar muito com o que irá dizer, pois a psicóloga está preparada para fazer as perguntas necessárias para te conhecer melhor e para te ajudar.


2 - A psicóloga receita remédio?


A psicóloga realiza atendimentos, diagnóstico e terapia de casos casos complexos, como por exemplo: Depressão, Ansiedade, problemas de relacionamentos, vícios, entre outros.

Mas quem é o profissional habilitado para receitar medicamentos é o médico psiquiatra, que trabalha em conjunto com a Psicóloga. A psicóloga, ao identificar que o paciente necessita de apoio de medicamentos, realiza o encaminhamento ao médico psiquiatra.


3 - Por quanto tempo irei fazer psicoterapia?


Como somos pessoas únicas, e diferentes umas das outras, o tempo de psicoterapia varia também. Não é possível determinar um tempo exato, mas a psicóloga sempre estará te atualizando sobre o andamento da psicoterapia.


4 - A psicóloga pode contar a outras pessoas o que foi dito na psicoterapia?


Não. A psicóloga tem o dever de manter sigilo sobre tudo que você contar na psicoterapia. A psicóloga baseia seu trabalho no Código de ética profissional que garante confidencialidade das informações que foram relatadas na psicoterapia, exceto situações de ameaça à vida do cliente ou à vida de terceiros.


5 - É preciso contar todos os segredos à Psicóloga?


Você é quem decide sobre isso. É comum não falar tudo no início da psicoterapia, mas conforme você for criando vínculo e tendo confiança, fica mais fácil de se abrir com a psicóloga. E quanto mais informações a psicóloga tiver sobre você, maiores são as chances de ela te ajudar com o que você está vivendo.


Fonte:

Psicóloga Amanda Acordi - CPR 12/19107


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autoestima

תגובות


bottom of page